Parei de vez com o Portal R7 e vou dizer o porquê

~ ~


Já faz um bom tempo que não leio tantos portais como na época do boom de seu surgimento. Antes era legal e interessante encontrar todas as notícias do mundo em um só local. Comecei lendo portais internacionais até o nascimento do G1, portal gerido pela empresa Globo de Telecomunicações. Ao longo dos anos outros foram surgindo e um deles foi quando, sua grande concorrente televisiva, decidiu que era hora de “brigar” (de novo) com a Global, criando então o Portal R7, do Grupo Record. Pensei: “Que legal! Mais um lugar para me informar!”. Mas aos poucos, meu “tesão” pelo portal novato foi se esvaindo e tomando lugar em meus sentimentos veio a decepção, vergonha, indignação e, até diria, raiva.

No início de seus trabalhos até o layout do portal concorrente eles copiaram. Ao entrarmos nele ficávamos confusos em qual estávamos. Então mudaram a cor para “não confundirmos”, porém a estrutura permanecia a mesma. Juro, cheguei até pensar se eles tinham contratado o mesmo web para cuidar daquilo. Mas deixei isso de lado e dei uma olhadinha. Vi que tinham alguns artigos interessantes e comecei a incorporar eles na minha lista de feeds para ler depois.

Com o passar dos anos, a cor azul ganhou uma diferente para cada assunto. Preto para notícias, rosa para entretenimento, verde para esportes, azul para vídeos e cinza para a rede de televisão do grupo. Enquanto seu corrente se manteve fiel ao vermelho (usando cores apenas em outros projetos acoplados ao portal, como site de fofocas – e o novo Gshow, esporte, vídeos etc). Eu comecei a achar a navegação do portal novato confusa. Muitas vezes demorava a carregar uma página e/ou imagem, e os vídeos eram uma sessão de tortura de travamentos. Aos poucos fui parando de acessar.

Mas esse não foi o motivo pelo qual abandonei de vez esse portal. O que me levou a cair fora de uma vez por todas foram os blogs. O que me fez ficar durante anos lendo aquilo ali era o blog da minha querida Rosana Hermann, o “Querido Leitor”, que sempre admirei desde que comecei a blogar em 1999. Acompanhava-a desde a época dos bloguinhos do UOL, então era fácil continuar acompanhando por ali. Seguia a autora, não o portal em si. 

Foi quando de repente uma chuva de “blogueiros” invadiu a internet brasileira. Os mais antigos, como eu e minha querida amiga Carmen Tsuhako (criadora do antigo – e famoso blog do início dos anos 2000 – Armário da Cá), estávamos obsoletos e os novos blogueiros apareciam como Gremlins molhados, vários a cada minuto. O problema não era o aparecimento dos novatos e sim a qualidade dos blogs que nasciam. 

A sua maioria eram de humor (às vezes sem graça, às vezes ofensivo) ou de fofoca do mundo artístico. O conteúdo que era bom, nada. Mas acabávamos esquecendo, afinal, a blogosfera é enorme e tem espaço para todo mundo. Porém, quando um grande portal se propõe a criar espaços opinativos, como blogs, deve se responsabilizar por todo conteúdo ali publicado. Mas não é o que vem ocorrendo com o Portal R7. Cada dia mais ofensivo, alguns blogueiros andam perdendo a linha na hora de proliferar suas opiniões. E isso, foi me deixando cada vez mais sem vontade de acessar aquele espaço.


A gota d'água foi quando apareceu o blog intitulado “Tá lendo Por Quê?”, supostamente assinado por Bruno Krasnoyev. Mas essa “pessoa” não existe. É um pseudônimo criado pela produção do portal para que todos os blogueiros de sua empresa possam “desabafar” sobre qualquer tipo de assunto. Um espaço extremamente ofensivo, nauseante, preconceituoso e racista. Lá, vários blogueiros do R7, escrevem o que nunca escreveriam em seus blogs, por acharem que estão “escondidos” atrás do perfil do “implicante Bruno”. Mas acho que nenhum deles perceberam que no rodapé de cada publicação vem o nome do publicante, ou seja, a identidade, que era para estar “resguardada” atrás do pseudônimo, espirra na própria cara deles.


Já tem um bom tempo que venho lendo outros blogs comentando sobre as postagens desaforadas desse blog. Em 2013, quando Julia Hohagen, uma repórter do Portal R7, publicou um texto falando mal das mulheres gordas, sob o pseudônimo do  Bruno Krasnoyev, a blogosfera plus-size se uniu e revoltou-se contra ela. Isso porque no final do texto publicado vinha delatando sua autoria “postado por jhohagen”. Foi então, que todos que liam os textos ofensivos desse blogs começaram a prestar atenção no rodapé da publicação. E tudo foi ficando fora de controle.

Uma tal de “Julianafalando mal de todos os rockeiros e dos lutadores (e fãs) de MMA; um (ou uma – ninguém sabem quem é) tal de fcdsantos (que escreve para o blog do Rodrigo Faro, Heródoto Barbeiro, Edu Guedes, entre outros do portal – Ahrá! Você não sabia dessa né?) que falou mal dos novos escritores brasileiros e dos grevistas que lutam por seus direitos; Ligia Braslauskas (que tem um blog de Literatura no portal) e falou mal de gays e de quem gosta de animais; e Odair Braz Jr (que mantém um blog sobre TV e cultura no portal) e falou mal dos cariocas e também das pessoas que gostam de animais. Ou seja, uma zona de falta de ética e profissionalismo dos diretores do Portal R7.

Sim! Da diretoria! Eles são responsáveis por sua equipe. Então, a partir do momento que deixam eles escreverem imbecilidade como essas, são tão responsáveis quanto. 



Depois que li o texto do Odair falando mal de quem trata animais como humanos (coisa já citada no texto da senhora Ligia Braslauskas), foi o ápice para expurgar de vez esse portal da minha vida. A única coisa que vou sentir falta será das postagens da Rosana, mas como acompanho ela pelo Facebook e Twitter, estarei inteirada sobre suas opiniões. Mas do resto dessa corja, que em seus blogs “oficiais” se fazem de bom moço e atrás de um pseudônimo vomitam ofensas gratuitas, eu estou fora!

Acabei de retirar o Portal R7 dos meus feeds, Facebook, Twitter e todos os outros locais dos quais eu o seguia...

Esse “jornalismo” podre que o Brasil anda promovendo, foi um dos motivos pelo qual abandonei a Comunicação e vim me dedicar aos animais. Sim, “prezados” Odair e Ligia, eles, os animais, são, COM CERTEZA, mais humanos que vocês dois e todos os seus colegas de blog obscuro!

Em um país onde tanta coisa ruim anda acontecendo (violência gratuita, crianças e animais abandonados, assassinatos, corrupção, fraudes etc) esse povo perde o tempo deles falando mal de outras pessoas. O slogan do blog vem dizendo "Não gostou? Tá lendo por quê?"... Não é questão de ler ou não ler, é questão de respeito! E todos merecemos respeito!

R.I.P Jornalismo brasileiro...




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML