[SERIANDO] O que seria pior: Um Apocalipse bíblico, zumbi, extraterrestre ou científico?

~ ~
[ALERTA: PODE CONTER SPOILERS]



Sou uma viciada em séries de TV e nos últimos anos é cada vez mais frequente as tramas envolvendo um mundo apocalíptico. Porém, conforme vou assistindo, fico pensando o que seria pior: um apocalipse bíblico, zumbi, extraterrestre ou científico? Já pararam para analisar como você se comportaria em cada uma dessas situações?

Não é surpresa o furor dos fãs na série de zumbis The Walking Dead. Nela os seres humanos tentam sobreviver em um mundo caótico cercado por zumbis por todos lados. Se formos analisar bem a trama ela engloba dois dos apocalipses citados: o zumbi e o científico. Na série criada por Frank Darabont, o planeta vive as consequências de um vírus onde após a morte das pessoas ela se tornam mortos-vivos. Ainda não foi revelado se a doença responsável por isso foi criada pelos humanos, mas tudo leva a crer que sim. Portanto é um cenário futurista a se pensar em como estamos lidando com tantas pesquisas científicas por aí. Então... O que você faria se vivesse num mundo onde estivesse cercado por zumbis?



Seguindo a linha científica seguimos com a série novata Wayward Pines. Criada por Chad Hodge e baseada na obra de Blake Crouch, a trama que tem como Matt Dillon ator principal, conta a história de uma cidade misteriosa fechada por cercas elétricas e que proíbem seus moradores de saírem ou falarem de seus passados. Aos poucos a série foi mostrando que o mundo foi devastado por uma suposta evolução natural dos seres humanos que se tornaram “monstros” irracionais seguidos apenas pelo instinto de sobrevivência. Com isso, um cientista que previu o que aconteceria, resolver “congelar” algumas pessoas para serem “acordadas” anos depois e tentar reconstruir o planeta como era antes. Com uma temática de manipulação temporal, a cada episódio começamos ver que, apesar de tudo, as pessoas não perderam sua humanidade e começam a se rebelar contra os segredos e a “prisão” dentro de Wayward Pines. Assim, a série deixa a pergunta no ar: o que você faria se acordasse mais de dois mil anos depois e descobrisse que o mundo que você conhecia não existisse mais e que a salvação da raça humana vai depender de todos que estão ali com você?



Ainda no mesmo seguimento temos The Last Ship. Essa série conta a história de um navio norte-americano, o USS Nathan James, que teve uma missão de ir para o Ártico com dois virologistas supostamente para estudar algumas aves. Durante a estadia no gelo o capitão do navio, Tom Chandler (vivido por Eric Dane – o cirurgião plástico Mark Sloan de Grey's Anatomy) descobre que a missão era muito mais importante que um simples estudo. Como eles não tinha comunicação por rádio no local, ficaram quatro meses sem saber o que acontecia em casa e no resto do planeta. Ao terminarem os estudos são atacados por um navio russo e acabam descobrindo que mais de 80% da população global foi infectado com um vírus altamente letal apelidado de “Red Flu” (Gripe vermelha). Agora, eles são a única esperança do planeta. Quando os cientistas dentro do navio são responsáveis em descobrir uma cura e a espalhar pelo mundo enquanto vão lutar contra mercenários que tentarão roubar a cura para fins lucrativos. Durante as tentativas de produzir uma vacina descobrem que ela foi produzida intencionalmente através de um gene humano, ou seja, foi “escrita” em cima de um DNA específico. Claro, que com muito custo eles encontram uma forma de produzir a cura, mas distribuí-la por todo planeta não será fácil. Então... Nesse caso, como tentar se manter vivo durante uma crise mundial biológica enquanto encontram uma cura? Difícil né?



E quando a ameça vem de outro planeta? Como fugir de uma situação assim? Um ótimo exemplo de um apocalipse extraterrestre é Falling Skies. Na série estrelada por Noah Wyle (o Dr John Carter de ER) é um ex-professor universitário, Tom Mason, que se torna da noite pro dia o líder de um dos grupos da resistência humana. A trama começa com a busca de Mason por seu filho do meio, Ben, que foi capturado pelos alienígenas. Ao longo do percurso ele e um grupo de resistentes, se unem a fim de lutar para ter o Planeta Terra de volta ao comando humano. Durante as várias temporadas que já foram ao ar vimos diversas formar alienígenas aparecendo. Desde de animais mutantes a robôs indestrutíveis. Nesse tempo, conseguimos aliados de outros planetas, que também era inimigos dos que nos invadiam, aprendemos a usar novas tecnologias e descobrimos como reverter a mutação de humanos em animais disformes. Seguindo meu pensamente de eterna crente em vida inteligente em outros planetas, penso em como eu agiria se realmente um dia fôssemos invadidos por seres diferentes. Será que nos comportaríamos como anfitriões amáveis ou já sairíamos atirando cinco pedras em cima das naves espaciais?



Já na série Defiance a história se passa anos depois, em 2046, da Terra ter sido radicalmente transformada por um processo de terraformação (hipoteticamente falando, é o processo de modificar a atmosfera e temperatura de um corpo celeste sólido – como um planeta ou um satélite natural – até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos da Terra), causando mudanças na topografia, extinção de espécies animais e vegetais, e o surgimento de novas espécies. Na trama criada pelo trio Rockne S. O'Bannon, Kevin Murphy e Michael Taylor, os humanos ainda existem vivem numa comunidade chamada Defiance, onde todas as espécies (humanas, transformados e extraterrestres) coexistem, mas nem sempre em harmonia. Seria um cenário bem típico de um mundo apocalíptico após um processo científico e invasões extraterrestres. 



Mas e se Deus ficasse bravo com todos nós e resolvesse que era hora de acabar com tudo isso? As tramas apocalípticas com fundo bíblico também são retratadas na telinha. Um exemplo é Dominion, baseada no filme Legion, que conta a história quando Deus simplesmente desaparece (deve ter cansado da gente) e deixa o céu um caos. Nesse ponto, o Arcanjo Gabriel culpa a humanidade por tudo que está acontecendo lá e decide entrar em guerra contra nós. Ele reúne um grupo de Anjos Inferiores para lutar na guerra com ele. Enquanto a maior parte dos Anjos Superiores preferem a neutralidade e nem querem saber das crises existenciais de Gabriel, o Arcanjo Miguel decide ficar ao lado dos humanos na guerra. Já pode imaginar que isso não acabará bem. Afinal, Deus resolve “tirar umas férias” e nós é que acabamos levando a culpa? 



Ainda no enredo bíblico, temos a novata (e já recém-cancelada) The Messengers. Onde sete humanos são escolhidos como “mensageiros” de Deus devem se unir para evitar o apocalipse. Para isso, eles tem que impedir que o Diabo (que chega na Terra em um asteroide – muito doido hehehe) consiga fazer com que quatro humanos quebrem os sete selos (Primeiro Selo – Conquista mundial, Cavalo branco; Segundo Selo – Conflito e guerra, Cavalo vermelho; Terceiro Selo – Fome e escassez, Cavalo preto; Quarto Selo – Morte, Cavalo Amarelo; Quinto Selo – Visão do martírio, ou mártires; Sexto Selo – Perturbações “cósmicas” ou sinais do céu, e a marcação dos 144 mil; Sétimo Selo – Soar das sete trombetas dos sete anjos e o Juízo Final) se tornando os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Resumindo: o futuro do planeta está nas mãos de sete pessoas! Isso mesmo... Se ela fizerem alguma M**** já era! Essa hipótese de fim do mundo nem quero pensar... Depender de outras pessoas para me salvar? Tô fora!


Essas são pequenas amostras de que a cada dia estamos perto de algo louco. Seja realizado pelo homem, pela natureza ou por seres de outro planeta. Só sei que, se nós humanos, continuarmos a destruir nossa casa e uns aos outros, em breve estaremos vivendo um apocalipse real. Ou mudamos nossa forma de tratar o mundo ou o mundo se encarregará de resolver o problema por todos nós.

Outras séries apocalípticas ou quase:
  • The 100 – Explosão nuclear acaba com a vida na Terra e um grupo de humanos são enviados para viver em uma nave espacial. Depois de anos e com a escassez de alimento e espaço, decidem enviar 100 adolescentes para saber se a Terra está novamente habitável. 
  • Humans – Não chega ser uma Apocalipse, mas mostra como seria um futuro onde as máquinas (robôs) teriam sentimentos e colocaria toda a humanidade em risco. 
  • The Whispers – Mostra com um tom de suspense uma possível invasão de extraterrestres que teriam o poder de manipular a mente das crianças.
  • Under The Dome – Conta a história de uma cidade que está presa em uma redoma de vidro estranha que pode estar ligada aos extraterrestres.
  • Between – Uma cidade isolada após mortes misteriosas começarem a acontecer. Somente pessoas acima de 22 anos de idade morrem. O governo então decide sitiar a cidade para que a doença não se espalhe e os jovens acabam descobrindo que pode se tratar de uma experiência de arma biológica.
  • Zoo – Série novata que conta o drama dos humanos que tentam se salvar dos animais. Isso mesmo dos animais do mundo inteiro. Os animais decidem revidar todos os maus-tratos e desmandos que sofreram dos humanos durante a vida inteira e começam a atacar em todos os cantos do planeta.

Existem várias outras por aí... Essas que cite no texto são as que eu assisti ou assisti. Se souberem de mais alguma deixem nos comentários.







Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML